Comentários pequenos sobre um grande livro

By Victória Farias - 18:02:00


Não vou dizer que isso aqui é uma resenha, está mais para algumas observações que eu gostaria de fazer sobre um livro que devorei em menos de uma semana. Este livro não estava na minha lista de desejos, aliás, eu nem sabia de sua existência. 

O livro chegou até mim de uma forma repentina, quando andava pelos corredores da 19° Bienal do Livro e vi um pôster enorme de um magnífico jornalista que faleceu no início desse ano, o Ricardo Boechat, que estampa a capa do livro. Me espantei e comentei com empolgação com quem me acompanhava no evento. Nesse mesmo segundo, os editores do livros me envolveram em uma conversa encantadora e me contaram algumas pequenas partes sobre a grande produção deste livro tão inspirador. Me vi no meio daquilo com meus olhos brilhando de curiosidade para saber mais sobre a vida desse grande profissional. 

Enquanto lia o livro, sentia como se fosse amiga do Boechat, me via em cada uma daquelas situações, umas mais, outras menos. Gostoso mesmo é quando isso acontece durante a leitura, quando a história te invade de tal forma que é como se você tivesse vivido tudo aquilo. E como eu gostaria de ter tido a honra e oportunidade de trabalhar ao lado do Boechat... mas isso ainda seria muita areia para o meu caminhãozinho, mesmo com as incontáveis histórias de jornalistas despreparados que foram preparados à base de muito esporro e incentivo do grande "careca" - como muitos os chamavam. 

O "Toca o Barco - Histórias de Ricardo Boechat" foi uma grande surpresa e aprendizado para mim, uma mera estudante de jornalismo tentando absorver qualquer ensinamento que me ofereçam, a fim de me tornar pelo menos um por cento do que foi esse grande jornalista. 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários